Informação

Todos os textos produzidos neste blog são devidamente referenciados com bibliografia citada ao final de cada artigo. A internet pode não ser confiável, nem livros tampouco. Assim, a avaliação de se a informação é verídica ou não, não coube a nós, mas sim, devidamente indicado. Partes dos artigos podem estar vinculados ao senso comum, ou a conceitos culturais. Por favor, não postem comentários sem devida referência bibliográfica e nem bobagens.

Uma guerra não declarada começou

O jornal de hoje trouxe preocupantes notícias. Tropas japonesas ao norte da China já somam 45 mil homens.

Ao mesmo tempo, tropas mongóis que se somam aos milhares se concentram ao norte de Chahar e ameaçam Sulynna, a leste.

Terminou a retirada de civis japoneses de Wuchang, Hankou, Chaugsin, Kiukiang, Chantung e outras cidades ao longo do Yang Tsé. Os portos de Shangai estão lotados de japoneses em partida e os portos japoneses se encontram repletos de recém-chegados que retornaram ao Japão. O temor é que se repitam os massacres a japoneses em Tung Chew ocorridas no mês anterior.

A conferência dos chefes militares chineses prevê enquanto isso a unificação da nação chinesa e a divisão de responsabilidades da grave situação existente entre os japoneses e chineses. Chang-Kai-Chek ofereceu os créditos necessários para a empreitada. A China estava de novo unida agora contra um inimigo comum. A resistência significará guerra? Ainda não houve a declaração de guerra total entre as duas nações.

Em Nankin se reúnem centenas de aeronaves enquanto tropas nacionais chinesas se mobilizam em direção ao norte. Cerca de 30 trens se dirigem para a região norte.

Japoneses conclamam chineses a se unirem contra um inimigo comum, o Kuomintang. Em Hopei as tropas japonesas mobilizam 50 mil homens.

No Palácio Celestial de Pekin as tropas japonesas permanecerão estacionadas. São cerca de 3 mil homens que entraram na cidade, mas sem música, marchas ou a recepção da população chinesa que permaneceu em suas residências, com uma atmosfera de hostilidade. Aviões jogaram folhetos sobre a cidade garantindo que a função das tropas seria "garantir a paz e a ordem". Japoneses receberam as tropas nas portas da cidade.

Noticia-se que civis chineses mortos já chegam a perto de uma dezena de milhares de pessoas.

Já foram ocupados Chahar, suYuan, Chansi (região norte), quase a totalidade das províncias chinesas ao norte do Rio Amarelo.

Na Região Norte da China, em questão, o general Pai-Chunh-Hsi enviará as tropas de FutChungMan e LiuMing a CoiNanKo e o general FengChiang a ChangSinTien, onde um ataque decisivo será lançado contra as tropas japonesas. Mesmo generais dissidentes de Nankin estão sendo chamadas para a luta da nação chinesa contra um inimigo comum, o invasor japonês. As tropas disponíveis ao governo chinês chegam a 200 mil homens.

O Exército e a Marinha japonesa consideram as negociações perpetradas com Nankin como inúteis, enquanto o ministro da Guerra Sugiyama considera infrutíferos os esforços do embaixador Kawagoe em Nankin.

O Conselho de Ministros japonês se reúne a partir de ontem de forma diária face à gravidade da crise da questão chinesa.

Houve um incidente no aeródromo de Hung-Tau matou um militar japonês e feriu outro. Há baixas também no lado chinês.


As informações são graves e preocupantes. A guerra não declarada começou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, aguarde moderação para publicação. Infelizmente existem muitos spammers.