Informação

Todos os textos produzidos neste blog são devidamente referenciados com bibliografia citada ao final de cada artigo. A internet pode não ser confiável, nem livros tampouco. Assim, a avaliação de se a informação é verídica ou não, não coube a nós, mas sim, devidamente indicado. Partes dos artigos podem estar vinculados ao senso comum, ou a conceitos culturais. Por favor, não postem comentários sem devida referência bibliográfica e nem bobagens.

Representação de Cordell Hull, secretário de Estado dos EUA

Cordell Hull apresenta representação junto aos governos do Japão e da China para que "Shangai não continue a ser o teatro das operações".

A preocupação de todos é que Shangai é concessão internacional de várias naçs , o que põe em perigo interesses norte-americanos , ingleses e franceses, entre outros, com a preocupação de "preservar vidas e propriedades americanas". O intuito é de que os conflitos não ocorram em Shangai.


O vice-almirante sir Charles Little, comandante chefe da esquadra do Extremo Oriente chegou a bordo do 'Falmouth' para avaliar a situação com o governo inglês.

 Do lado chinês, o general TsaiTingKai (ou Cai Tingkai) foi nomeado para comandar a 36ª-87ª-88ª divisões, tendo a seu dispor 125 mil soldados chineses. Os japoneses poderão evacuar Shangai se uma grande ofensiva chinesa tomar curso, o que inquieta a todos, chineses, japoneses e demais estrangeiros, o que levou os governos britânico e americano a pressionarem as partes por não continuar os combates em Shangai.

Reforços japoneses estão sendo enviados às pressas a Shangai. Condições desfavoráveis de navegação (tufão) estão retardando a chegada desses reforços pelo mar.

O jornal destacou a ação do cruzador japonês 'Izumo', de onde partiu o aparelho que derrubou um avião chinês.

Enquanto isso, a prefeitura de Shangai é bombardeada pela marinha japonesa. Os chineses estão decididos a oferecer resistência.

Registra-se o primeiro embate aéreo entre as forças oponentes. Os chineses perdem dois aparelhos  – um por combate aéreo e outro por artilharia antiaérea japonesa.

Enquanto isso, Shangai sofreu bombardeamento da artilharia chinesa e dos navios japoneses, com morte de chineses e de estrangeiros.

A força aérea chinesa em atuação no teatro de Shangai, por engano jogam bombas sobre o cruzador britânico 'Cumberland', sem no entanto atingi-lo, por terem confundido a belonave com um cruzador japonês.

O vice-almirante Hasagawa publica proclamação pela qual requisita a todos os civis chineses residentes na região norte de Shangai a evacuarem a região, principalmente nas cercanias de instalações militares chinesas, devido à "atividade provocadora dos chineses".

Tropas francesas e inglesas desembarcam em Shangai e ocupam posições estratégicas.

O Conselho de Ministros do Japão se reuniu às 22:00 em Tokio de forma extraordinária e urgente. Esperam-se gravíssimas decisões.

Fonte: OESP, 15 de agosto de 1937 - domingo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, aguarde moderação para publicação. Infelizmente existem muitos spammers.