Informação

Todos os textos produzidos neste blog são devidamente referenciados com bibliografia citada ao final de cada artigo. A internet pode não ser confiável, nem livros tampouco. Assim, a avaliação de se a informação é verídica ou não, não coube a nós, mas sim, devidamente indicado. Partes dos artigos podem estar vinculados ao senso comum, ou a conceitos culturais. Por favor, não postem comentários sem devida referência bibliográfica e nem bobagens.

O Dia que Stalin Recebeu o Telefonema de Jukov


Stálin estava sozinho na liderança da União Soviética pois os seus expurgos sobre os militares soviéticos haviam alcançado a nata da oficialidade russa.

No momento que Hitler invadiu a Rússia dando início à Operação Barbarrossa, no dia 22 de junho de 1941, Stálin vacilou. O general Georgy Jukov, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, telefonou para ele as 3 horas e 45 minutos da manhã com a notícia de que cidade soviéticas estavam sendo bombardeados por tropas alemãs.

Stálin demorou 3 minutos para atender e ficou calado depois de ouvir a notícia. Jukov disse:

- Entendeu o que eu disse?

- ... - silêncio de Stálin.

- Peço permissão para abrir fogo - disse Jukov.

- Permissão negada. Convoque uma reunião do Politburo pois uma reação exagerada nossa poderia irritar Hitler. - retrucou Stálin.

Nos primeiros dias de guerra Stálin caiu em depressão, não retornava telefonemas e sumiu do gabinete. Moscou vivia dias de caos, com saques e invasões. O comitê central do Partido Comunista deixou a cidade, mas Stálin resolveu ficar. E, do metrô da capital, corajosamente, comandou a reação.

Revista: Aventuras da história - março de 2013 pp. 34-35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, aguarde moderação para publicação. Infelizmente existem muitos spammers.